Vaticano monta exibição de instrumentos astronômicos

Exibição trará ainda um manuscrito original de Galileu Galilei, que foi condenado pela Igreja

AP

Tamanho do texto? A A A A

Globo celeste com constelações, de 1567, um dos objetos da mostra no Vaticano

Pier Paolo Cito/AP

Globo celeste com constelações, de 1567, um dos objetos da mostra no Vaticano
CIDADE DO VATICANO - Telescópios rudimentares, globos celestes e manuscritos originais de Galileu serão exibidos nos museus do Vaticano como parte de uma celebração dos 400 anos das primeiras observações astronômicas feitas pelo cientista italiano.



Telescópio de Galileu é atração principal em exposição nos EUA



Astrum 2009: Astronomia e Instrumentos segue a história da astronomia a partir de suas ferramentas, de um globo zodiacal do ano 300 aos telescópios cada vez mais complexos usados em tempos recentes.



Na entrevista que marcou o lançamento da exibição, nesta terça-feira, 13, o monsenhor Gianfranco Ravasi, principal autoridade do Vaticano para assuntos culturais, absteve-se de comentar a condenação de galileu pela Igreja Católica no século 17, por afirmar que a Terra gira em torno do Sol.



Ravasi disse que, embora seja necessário reconhecer os erros do passado, "continuo a acreditar que é preciso olhar mais para o futuro".



A condenação de Galileu ajudou a alimentar a opinião de que a Igreja é hostil à ciência, uma reputação da qual o Vaticano tenta se livrar há tempos.



Em 1992, o papa João Paulo II afirmou que a sentença contra Galileu foi um erro causado por "trágica incompreensão mútua".



A exibição e outras iniciativas do Vaticano para marcar os 400 anos do uso do telescópio como instrumento científico por Galileu e o Ano Internacional da Astronomia é parte do esforço de reabilitação da cúpula católica.



Um dos pontos altos da mostra é o manuscrito original de Sidereus Nuncius, livreto de 1610 que registra as primeiras descobertas astronômicas de Galileu.

0 comentários:

Postar um comentário